segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ato de Inauguração do Comitê do Povo de Terreiro lota Palácio Piratini em Porto Alegre


 Reunindo autoridades federais, governamentais e religiosas,  o Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio do Piratini em Porto Alegre ficou lotado na sexta-feira, dia 24 de março para o Ato Oficia de instalação do Comitê do Povo de Terreiro, que visa a inclusão de religiosos na tomada de decisões, discussões referentes às temáticas de cunho racial e religioso Afro-Umbandista. 
O Governador Tarso Genro refletiu à memória da cultura e das políticas à cerca do Povo de Terreiro, demonstrando sua confiança para a concretização do Projeto. Lamentou com relação ao preconceito vivido pelos descendentes africanos e que a criação do conselho ajudará a formar a conscientização da igualdade entre os povos, visando a democracia plena.
A Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, emocionou-se ao relatar sua alegria ao compartilhar este momento a favor da diversidade. Luiza Bairros, Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social, relatou em seu discurso a necessidade de este projeto ser levado ao serviço do Poder Executivo Nacional, pois esta ação cria condições e oportunidades para superar o racismo étnico e religioso.
Em nome do Comitê formado, Baba Diba louvou o momento histórico da religião de matriz africana na política brasileira, que humanizará a igualdade racial, sendo aplaudido em diversos momentos durante o seu discurso.
Tarso Genro oficializou o Comitê Estadual do Povo de Terreiro através do decreto 50.112, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro de 2013. O grupo terá três meses para apresentar ao governador um relatório com diagnóstico, propostas específicas e cronograma de atividades. Finalizando seu discurso, o Governador agradeceu a confiança depositada no Palácio para a criação de uma ação pioneira em nosso país e colocou-se à disposição para discuções à cerca dos aspectos religiosos do nosso Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário